Sem categoria

TRANSFERENCIA DE TECNOLOGIA E INFORMAÇÃO ATRAVÉS DA BASE ALIMENTAR DO NORDESTE, A MANDIOCA E MACAXEIRA PARA PEQUENOS PRODUTORES DAS ASSOCIAÇÕES DO SUL DO MARANHÃO.

A FAPCEN realizou no mês de janeiro um dia de campo voltado para pequenos agricultores, contando com a presençados representantes das associações: São Cardoso, Santa Luzia, Povoado Angelim, Povoado Passagem da Ponte e Povoado Alto Bonito município de Riachão-MA.
No evento ocorreu com a apresentação de 07 variedades de Mandioca destinadas a produção de farinha, onde foi apresentado pelo EngºAgrº João Batista Almeida e do Técnico Pedro Quirino, o potencial produtivo das variedades, as formas corretas de plantio, instruções sobre manejo com adubação e ervas daninhas.
Dentre as variedades de mandioca apresentada a BRS MARI se destacou com um potencial produtivo de 39,5 toneladas de raízes/hectare.
Na finalização do Dia de Campo foi distribuída a estas Associações as MANIVAS, visando o plantio a ser feito pelos pequenos produtores para fins de multiplicação em suas próprias propriedades.

Outro treinamento em parceria com RISA MAQUINAS com um trator de pequeno porte Trator Farmall 80, direcionado as necessidades destes produtores, foi apresentado, bem como todo seu sistema operacional.

O Uso correto dos equipamentos de proteção individual EPI, com os procedimentos que devem ser adotados no momento da aplicação de agroquímicos para evitar possíveis intoxicações devido ao contato direto do produto com o aplicador, foram também parte da programação deste Dia de Campo, como palestras técnicas apresentadas pela FAPCEN, sobre lavagem do EPI e destino final das embalagens vazias de agroquímicos.
Finalizando o Dia de Campo, foi realizado uma mesa redonda onde as principais dúvidas dos pequenos agricultores foram sanadas, bem como a proposta da FAPCEN para projetos futuros foi apresentada a todos.
A proposta da FAPCEN visa a implantação de um campo de pesquisa com variedades de mandioca nas Associações, com acompanhamento direto por parte da FAPCEN para que o pequeno produtor consiga produzir e obter rentabilidade na produção.

Mostre mais

Artigos Relacionados

Verifique também

Close